26 de ago. de 2009

Nova Gripe





A partir desta semana, 41 leitos serão disponibilizados nos hospitais públicos de Pernambuco para atender os pacientes graves ou com suspeita de ter contraído a nova gripe. Quem chegar a essas unidades de saúde com síndrome respiratória aguda grave poderá ficar internado, dependendo da avaliação médica.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até a última segunda-feira (24), foram confirmados 61 casos da nova gripe em Pernambuco e uma pessoa morreu. 216 casos estão sendo investigados. Se houver indicação de UTI os pacientes vão continuar sendo encaminhados ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, no Recife, que é referência para o tratamento da doença no Estado.

“Pacientes saudáveis, a rigor, não precisam procurar o hospital porque vão ficar bons da gripe mesmo sem tratamento”, explica o infectologista Vicente Vaz (foto 1). “Gestantes, idosos, pacientes renais crônicos, ou com doenças cardíacas e pulmonares, devem procurar o hospital nas primeiras 48 horas, nos primeiros sintomas da doença, para usar a medicação específica, o que vai fazer uma grande diferença”.

De acordo com o médico, a descentralização dos leitos deve ser estendida aos medicamentos. “A SES deve continuar descentralizando os medicamentos para os pacientes que têm fatores de risco. Isso é importante para evitar que as pessoas procurem os hospitais apenas para receber a medicação”.

Vicente Vaz lembra que as emergências e grandes hospitais estão reservadas para casos graves. “Pessoas saudáveis não precisam procurar hospitais, postos de saúde e policlínica estão aptos a receber esses pacientes e, se houver necessidade, encaminhar para as urgências”, reforça.

Veja onde ficam os leitos para pacientes com a nova gripe (H1N1):

RECIFE:
- Três vagas no Hospital Geral de Areias
- Duas vagas no Hospital Ulisses Pernambucano - pacientes psiquiátricos

0 Deixe seu comentário:

Socialize-se

Sigam-me os bons

Socialize-se